Pilates individual

Pilates ou Contrologia como inicialmente foi chamado pelo seu criador Joseph Pilates, é um método de condicionamento físico e mental. É a arte de controlar o corpo e o movimento que provoca uma grande mudança na vida do seu praticante ao mudar a forma, a função e o alinhamento do seu corpo. Torna-se uma massagem ao melhorar a circulação sanguínea e linfática e melhora também a energia do corpo em movimento, movimento esse que provoca uma reestruturação postural global.

Fazer pilates individual com uma osteopata pode oferecer várias vantagens, combinando os benefícios do pilates com o conhecimento especializado em osteopatia. Aqui estão algumas vantagens específicas:

  1. Abordagem personalizada: Ao receber instruções individualizadas de um osteopata durante suas sessões de pilates, você pode se beneficiar de um programa adaptado às suas necessidades específicas de saúde e condicionamento físico. O osteopata leva em consideração as suas condições médicas, os seus objetivos, o seu histórico de lesões e o seu condicionamento físico para elaborar o seu programa de exercícios.

  2. Correção de desequilíbrios musculares e posturais: Os osteopatas são treinados para identificar e corrigir desequilíbrios musculares e posturais que podem levar a lesões e problemas de saúde. Durante as sessões de pilates, o osteopata fornece orientação e correção para garantir que você esteja realizando os exercícios corretamente e usando a técnica adequada para evitar lesões e maximizar os benefícios.

  3. Gestão da dor: Pessoas que sofrem de dor crônica ou que tenham limitações musculoesqueléticas, limitam-se a si próprios na execução de muitas tarefas, especialmente no que toca ao exercício físico. Tendo como professor de Pilates um Osteopata, ele tem conhecimentos de exercícios específicos, de formas e técnicas que o ajudarão a gerir essa dor durante a sua prática.

  4. Ênfase na mobilidade e flexibilidade: Uma das funções do Osteopata é ajudar o corpo a melhorar a sua mobilidade e flexibilidade, porque só assim uma articulação e o próprio corpo se movem sem limitações. O que leva aos osteopatas valorizarem e darem muita importância a estes dois aspetos para a saúde musculoesquelética no geral e para o indivíduo em particular. Durante as sessões de pilates eles incorporam técnicas e formas de alongamento e mobilidade que o ajudarão a melhorar a saúde das suas articulações.

  5. Melhoria da consciência corporal: Na presença de um corpo bem alinhado e sem restrição de movimentos, temos um indivíduo feliz e alegre, que sabe executar as tarefas do seu dia a dia sem sentir dores, de forma segura e sem se lesionar. Isso é sinônimo que essa pessoa tem uma boa consciência corporal. A osteopatia enfatiza a importância da consciência corporal ao ajudar o corpo a mexer-se sem limitações e sem dor e da conexão mente-corpo. Durante as sessões de pilates, um osteopata pode ajudá-lo a desenvolver uma melhor consciência corporal, ensinando-o a prestar atenção aos sinais do seu corpo e a ajustar sua postura e técnica de exercícios conforme necessário.

  6. Progressão segura: Na presença de um corpo forte, alinhado, com uma boa flexibilidade e mobilidade, o professor de pilates e osteopata ajuda-o a progredir gradualmente em seu programa de treino para exercícios mais avançado e desafiantes, garantindo que essa evolução seja feito de forma segura e eficaz, sem exceder seus limites físicos ou correr o risco de lesões.


Em resumo, fazer pilates individual com um osteopata pode fornecer uma abordagem integrada e personalizada para o seu condicionamento físico, ajudando a melhorar sua postura, mobilidade, flexibilidade e consciência corporal, enquanto minimiza o risco de lesões e maximiza os benefícios para a saúde.

Marque uma sessão (SMS) ou por email